terça-feira, 25 de setembro de 2007

Portais: um novo modelo para o jornalismo digital

Os portais surgiram a partir dos mecanismos de busca da internet, por volta do início da década de 90. Passaram a oferecer conteúdo diversificado como notícias, esportes, cultura, além desses atrativos tudo era oferecido gratuitamente. A idéia inicial era que os prtais se tornassem o lugar por onde começaria a ação do internauta.

Como tudo começou no "Brasil"

O "Cadê" foi o primeiro nessa categoria a estrear na web em 1995. Porém com a aliança entre UOL do grupo Folha e o BOL do grupo Abril foi criado o maior portal com conteúdo em lingua portuguesa, o UOL.

A partir da grande convergência de audiências e da visibilidade para os conteúdos e serviços foi que esse formato ganhou força no Brasil. Com isso, em termos de audiência os portais passaram a ser comparados as redes de TV aberta. Por isso, são considerados os meios de massa na internet.

Um novo formato para o jornalismo digital
Visite o portal http://www.verdesmares.com.br/

O jornalismo de portal surgiu com uma dinâmica mais agil, marcado pelo modelo de atualização contínua das notícias em tempo real. Além disso, o texto tornou-se mais fragmentado e não existiu mais a limitação tempo e espaço, ou seja desapareceu o dead line. Além de tudo isso características como a hipertextualidade, a interatividade e a convergência de mídias tornam esse formato mais atrativo.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Café nosso de cada dia

Pela manhã, a tarde ou a noite não importa a hora, sempre um cafezinho cai bem. Segundo a advogada Beatriz Xavier,42, frequentadora assídua da Casa do pão de queijo essa é a sua parada obrigatória para começar bem o dia. Os viciados em café garatem que a bebida é um ótimo estimulante, talvez por isso tenha se tornado uma preferência nacional.

Especialista em café

A Casa do Pão de queijo tem como "carro chefe"o café expresso acompanhado do pão de queijo. Essa formúla tem o sucesso garantido a quatro décadas, desde1967 quando foi inaugurada a primeira loja, no centro de São Paulo. Hoje, existem 456 lojas distribuídas em todo o território brasileiro. Em média são inauguradas 50 lojas por ano.

Por trás do balcão

Segundo a atendente Luciene Costa, 28, que trabalha a três anos na casa, em média são vendidos apenas na loja em que trabalha 400 cafés por dia.
Ela que passa o dia inteiro servindo café, das 6h da manhã as 3h da tarde afirma que pela manhã a preferência é acompanhado com algum lanche, enquanto a tarde é mais pedido sozinho.

Ou seja, sozinho ou acompanhado o café tornou-se indispensável no nosso dia-a dia.
Saiba tudo sobre o café

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Blog:uma das maiores febres da rede

Se engana quem pensa que blogs, são apenas "diários virtuais". Na verdade, são muito mais do que isso. São espaços onde tudo pode ser dito e publicado, não existe censura sobre o conteúdo exposto na rede.

Atrativos para se ter um blog

  • Qualquer pessoa pode ter um blog, não existe preconceito de raça, sexo ou idade
  • Não exige conhecimento prévio sobre informática
  • Não se paga para ter um blog

Um ponto interessante é que nos blogs tudo que é postado aparece em ordem cronológica, mas é inversa, ou seja, sempre se visualiza de trás pra frente.Além disso, tudo pode ser comentado, isso quer dizer que qualquer pessoa pode dar "pitaco" no seu blog.Quem tem um blog é chamado de blogueiro.Até um tempo atrás os blogs se resumiam a textos, mas hoje existe bastante conteúdo interativo como vídeos e fotos.

Profissão blogueiro

Hoje, os blogs representam uma opção de retorno financeiro. Esse é o caso de alguns blogsjornalísticos como o do Ricardo Noblat, reconhecido nacionalmente. Segundo ele, tudo começou meio de brincadeira, mas como os acessos eram cada vez maiores se tornou uma das suas principais fontes de renda. Quem acessa esse blog pode perceber como a atualização é contínua e constante, dando uma maior credibilidade sobre o conteúdo postado.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

As diferentes abordagens da notícia na web

O portal terra trata de noticías que vão de entretenimento até economia. Nele as principais notícias do dia aparecem apenas com os títulos destacados em negrito, enquanto os subtítulos constumam aparecer mais nas páginas internas. Um recurso muito utilizado nesse portal é o uso de intertítulos em forma de links que funcionam para complementar as matérias. Esse uso recorrente dos intertítulos ao meu ver pode ser em alguns casos prejudicial a notícia, já que para ter acesso a informação completa o usuário precisa sempre estar abrindo novas páginas. Embora os links não deixem de enriquecer a notícia.

No site do jornal o povo as principais notícias do dia aparecem sempre na página principal com um antetítulo, título e subtítulo o que me parece facilitar a vida do leitor, pois ele já tem uma idéia do que vai encontrar ao abrir a matéria completa. Na página interna as matérias são ainda complementadas pelo abre(termo jornalístico) utilizado para tratar do texto que trata das informações gerais da matéria. Um recurso não muito freqüente nas páginas do jornal o povo é a utilização de intertítulos com links, o que não deixa a informação incompleta, tratando-se apenas de uma outra abordagem.

Enquanto existe carência de link no site do jornal citado acima, no blog do jornalista Ricardo Noblat ele faz uso "abusivo" desse recurso. Isso porque a estrutura da notícia é diferente, aparecendo apenas antetítulo e título e para ter acesso a matéia completa é necessário abrir os links. Essa estrutura para quem quer uma leitura geral das notícias e mais dinâmica pode ser cansativa. Embora muitos prefiram a abordagem do blog que é mais especializada.