terça-feira, 23 de outubro de 2007

Convergência das mídias

TV digital:uma nova realidade
Trabalhar no micro, ouvindo rádio e falando ao telefone com as revistas espalhadas sobre a mesa.

A convergência das mídias já é um fato. O consumidor, agora, apresenta um comportamento multimídia,ou seja, o poder está nas mãos da audiência. Ela que escolhe o que ver, com que periodicidade, onde e ainda exige interatividade.

Partindo dessa nova realidade é que se pensou a TV digital. A data prevista para a primeira transmissão oficial é dia 2 de dezembro de 2007 na cidade de São Paulo. Para as demais cidades brasileiras a previsão é que aconteça até 2011. Na tv digital a transmissão de audio e vídeo passa a ser feito através de sinais digitais, enquanto antes o sinal era analógico.


Benefícios da TV de alta resolução

  • Som e imagem terão melhor qualidade
  • Estarão disponíveis até quatro canais numa mesma faixa de frequência
  • Interação entre o usuário e a emissora
  • Acesso a informações adicionais como o menu de programação

Como receber o novo sinal digital

Adquirir um conversor que permitirá receber o sinal e convertê-lo para um formato dísponivel em seu receptor de TV, ou se preferir adquirir uma tv nova que já incorpore a nova tecnologia.

Existe em todo o mundo três sistemas de Tv digital são eles: o americano, o europeu e o japonês. No caso, o Brasil adotou o padrão japonês por este ter apresentado maiores vantagens, como po exemplo uma nova adaptação do sistema ao Brasil.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Overmundo: um canal aberto

De forma resumida o overmundo é um site colaborativo. Seu objetivo é servir de canal de expressão para a produção cultural do Brasil e de comunidades de brasileiros espalhados pelo mundo afora. Essa troca de informações se dá de modo permanente e para funcionar é preciso a participação de usuários sempre gerando conteúdos como filmes, músicas e textos.

Como posso participar?

Qualquer um é um overmano ou overmina em potencial dentro do overmundo. Esse site propõe uma forma de gerar conhecimento sobre as múltiplas vertentes de nossa arte contemporânea, na qual não é possível estabelecer fronteiras claras entre produtores, divulgadores e consumidores de cultura. Como é impossível estar em evidência tudo que acontece de importante em todo o país, o overmundo é uma forma de descentralizar.

Essa participação ativa dos usúarios produzindo conteúdos na rede é o que caracteriza de modo simplório a Web 2.0. É o chamado jornalismo colaborativo.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Mídia alternativa: a voz dos movimentos sociais

O principal objetivo da mídia alternativa é promover a mudança social, assim é que se constistitui como a "voz ativa" dos movimentos sociais, rejeitando e desafiando as políticas institucionalizadas para aos menos reavaliar criticamente os valores tradicionais.
Essa comunicação alternativa busca defender as pesoas em seus processos, sendo comprometida com a inovação da forma e do conteúdo noticioso.

A mídia alternativa tem como prioridade mudar as desigualdades sociais, culturais e econômicas, possibilitando que o individuo não seja apenas objeto da mídia, mas que seja capaz de se realizar enquanto ser humano. Nessa perspectiva, os movimentos sociais tem privilégio sobre as instituições. Possibilitando assim a formação de uma consciência política através do esforço coletivo.

Esse poder de expressar o ponto de vista de grandes minorias sociais é o que representa a mídia alternativa como opositora a comunicação oficial institucionalizada.